Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.
1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.
5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.
8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.
Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.
Pr. Josué Gonçalves
Pastora, adorei seu texto. Eu namorei um moço por 1 ano e só não deu certo porque começamos tudo errado, antecipamos as coisas e mesmo sendo cristãos não colocamos Deus como nosso conselheiro. Ainda gosto muito dele e ele de mim, mas por falta de perdão e acusações, não nos falamos mais. Ore por mim.
ResponderExcluirE quando ja fizemos tudo errado?Sou filho de presbitero e errei feio só a graça pra me perdoar
ResponderExcluiré verdade pastora eu ja namoro ha dois anos e seguimos a direção de Deus em tudo e só estamos colhendo bençãos. fikacomDus
ResponderExcluirmeu nome é Lauren tenho 22 anos e estou casada ha 1 ano, sou nascida em um lar evangelico ,mas meu namorado não era, como ele gostava muito de mim hehehe, ele acabou se convertendo. Tivemos um namoro dentro da vontade perfeita de Deus e só estamos colhendo bençãos. Que minha historia sirva de exemplo.
ResponderExcluirEu fui uma das pessoas que errou no passado, mas creio que meu passado foi coberto pelo sangue de Jesus, que me perdoou e me dá oportunidade de recomeçar, para na hora certa, fazer tudo segundo a vontade perfeita dEle.
ResponderExcluirEstou namorando ha 6 meses, mas é muito dificil fugir dos enganos, amo meu namorado, e sinto vontade de ficar cada vez mais junto dele, espero vencer esse desafio.
ResponderExcluirisso tudo é lindo, mas quem consegue?
ResponderExcluir