sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A FÉ DE UM MENINO


Isaias 43.2
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.


Certo homem ficou viúvo muito cedo, e teve que cuidar de dois filhos pequenos, e ele cuidava daquelas crianças com todo amor e carinho, porque sabia que aquelas duas crianças eram o grande tesouro que ele tinha herdado nesta vida.
Ele morava numa casa que ficava na parta mais baixa de um grande rio, um rio inclusive navegável, ele morava coisa de cem metros do rio.
E o tempo foi passando...
Quando seu filho mais velho estava com doze anos e a menina com cinco, ele recebeu um telegrama e ao abrir ficou sabendo que uma tia muito querida estava no hospital, passando muito mal, e precisava de sua visita, mas ele não poderia levar as crianças na no hospital, pois o hospital não permitia a entrada de crianças.
Então ele chegou para o seu filho de doze anos e disse:
- Pedrinho, eu vou ter que visitar a tia Catarina, você acha que seria capaz de tomar conta da sua irmãzinha até eu voltar amanhã?!
E o menino disse:
- Lógico papai, eu sou o homem da casa, pode confiar em mim!
E esse pai que era cristão disse:
- Meu filho, eu vou pedir a Deus que proteja você e a sua irmãzinha e amanhã eu volto, está bem?!
Tem leite na geladeira, tem bolachas ali na dispensa, você não precisa se preocupar, se der fome, sirva-se a vontade, amanhã o papai estará de volta, e se despediu dos dois filhos.
Caminhou saindo dali e foi até a grande avenida, pegou um ônibus e se retirou.
E o menino de doze anos, o Pedrinho estava se sentindo o homem da casa, e cuidou da irmãzinha quando ela pediu comida, deu leite para ela, deu bolacha de chocolate, e estava tudo bem, mas teve um momento que a sua irmã começou a chorar:
- Eu quero o papai, cadê o papai?
Ai ele disse:
- O papai já vem, mas olha, não chore não, pois nós vamos dormir na cama do papai, aquela cama é bem grande!
- Ah é, nós vamos dormir no quarto do papai?
- Vamos!
- Ah que bom!
Ai a menininha parou de chorar, e dormiu tranquilamente.
De repente se ouviu um grande trovão. E um temporal desabou, tão terrível que parecia que o mundo ia acabar.
Parecia que o céu estava desabando naquele lugar e foi tanta água, mas tanta água que o rio começou a transbordar.
E foi enchendo e as águas chegaram até a casa, e o menino acordou com um solavanco e quando ele foi até a janela do quarto do seu pai, viu que tudo a volta, todo o terreno tinha se transformado num grande lago, e a chuva descia com cada pingo grosso de água, e o vento e os trovões e os relâmpagos, e ele sentiu medo, mas não podia passar este medo para sua irmã.
A sua irmãzinha que acordou assustada e começou a chorar.
Ele abraçou a sua irmãzinha e disse:
- Não chore não, não chore, o papai orou a Deus para nos proteger, Deus está nos protegendo, lembre-se que o papai sempre lê na bíblia no Salmo 29.3
“A voz do SENHOR ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre as muitas águas”.
Então se o Senhor está nas águas e em todos os lugares estamos seguros, porque ele nos protege.
E a menina foi parando de chorar enquanto ele abraçava a irmãzinha.
Mas estava muito preocupado, porque a água foi subindo a água foi subindo e logo já estava entrando na casa, e logo estava invadindo o quarto.
E a pequenininha começou a chorar novamente:
- Eu quero o papai, eu quero o papai!
- O papai já vem, não chore não.
- A água! Nós vamos morrer afogados, a casa vai cair.
- Não, não vai não, o papai orou pra Deus nos proteger.
E o menino dizia isso com fé, ele acreditava na proteção de Deus, acreditava no poder da oração, mas a água não parava de subir, porque a chuva continuava caindo e agora já estava quase cobrindo a cama.
E o que o menino fez?
Pegou sua irmãzinha no colo, e foi andando no meio das águas e disse:
- Vamos subir a escada ali, pro telhado.
E foi subindo e ele olhava pra trás e a água continuava entrando na casa, e ele pensou:
“Ah com certeza não vai chegar aqui em cima no telhado”
Então ele ficou lá em cima com a sua irmãzinha no sótão e ficou apavorado, e a noite era iluminada pelos relâmpagos e os trovões eram cada vez mais ensurdecedores, e água estava descendo.
De fato o céu estava desabando naquela noite.
E o menino orava: “Ah meu Deus, o meu pai pediu pro Senhor nos proteger, então Senhor, nos proteja!”
E o menino fazia força para não chorar, para menininha não ficar impressionada.
Ele estava ali dizendo:
- Vamos confiar em Deus, Deus está nos protegendo!
E a menininha ficou ali abraçada com o seu irmãozinho e a água descendo do céu, e foi assim aquela noite toda.
A água já estava quase chegando ao sótão e o menino apavorado olhou e viu que a água estava chegando ali no limite da casa, muitas telhas já tinham se desprendido, realmente todo o lugar tinha se transformado num grande lago, num grande e profundo lago, a correnteza era muito forte e o dia começou a amanhecer.
Foi quando ele viu uma grande embarcação, ali chegando na direção da casa, e ele viu no convés daquela embarcação um homem que gritava:
- Meu filho, meu filho, minha filha.
E ele notou então que era o pai, e ele dizia:
Olha lá o papai, olha lá o papai!
E aquele homem desesperado, nem esperou o bote descer na água, mergulhou e veio nadando, veio nadando, nadando e chegou na casa e abraçou o filho e a filha e disse:
- Eu não falei pra vocês que o Deus dos céus ia proteger, olha lá, olha lá vindo o barquinho nos buscar.
E os dois homens estavam no bote remando para pegar tanto o pai, quanto os seus dois filhos e quando o menino e a menina entraram no bote, o menininho disse para um dos remadores:
- Viu só, Deus nos protegeu.
Vocês vieram mandados por Deus?
E um deles que era ateu, ficou sem graça, o que responder pra criança naquela hora, e ele disse:
- Sim, foi Deus que nos mandou.
E o menino e a menininha diziam:
- Sim, eu sabia, eu sabia, que Deus não nos abandonaria e não morreríamos afogados, porque um dia o Senhor leu na Bíblia Sagrada uma coisa que falava mais ou menos assim:
“Meu filho, não se preocupe, Eu Sou o teu Deus, quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão”.
Foi só o menino citar isso para o seu pai, e uma correnteza mais forte veio e “brum”.
Levou aquela casa, mas antes de chorar e lamentar, aquele chefe de família deu glória a Deus, porque a fé do menino, na proteção do alto tinha guardado aquelas duas vidas preciosas de todo o perigo.
A casa tudo bem, ele até construiria outra, mudaria para um lugar mais seguro, não tinha problema nenhum, o que ele não podia perder eram aquelas duas crianças, tudo que ele tinha de mais importante e precioso nesta vida.
E ele deu glória a Deus que dera tanta fé ao seu filinho de doze anos.
E o remador, aquele que era ateu, foi ouvindo, o menino contar para o seu pai toda a segurança que ele tinha na certeza de que Deus passou a noite com eles no sótão daquela casa.
O menino dizia:
- Papai, eu tive medo sim, não vou dizer que não tive, mas tinha certeza que nada aconteceria, porque Deus estava conosco.
E foi o testemunho simples daquele menino, com um milagre tão poderoso de proteção, que convenceu aquele remador de que nós não estamos sozinhos, sejamos pequenos ou grandes, estejamos em terra ou em mar, estejamos pertos ou longe onde quer que nós estejamos o Senhor nosso Deus estará sempre conosco.
E naquela manhã, muitas pessoas entregaram a vida para Jesus, porque puderam ver que o Senhor os guardou.

REFLETINDO SOBRE A HISTÓRIA:

Será que precisamos passar por uma agonia tão grande, para reconhecermos o amor de Deus?
Aquelas crianças já haviam perdido a mãe, já tinham sofrido antes..., mas deixaram de acreditar em Deus?
Aquele pai perdeu todos os seus bens naquela inundação, mas será que ele ficou triste?
Qual era o bem mais precioso que aquele pai possuía?
E você? Onde está o seu coração? Quem é mais importante aqui na terra?
Quem está acima de tudo e de todos, e te protege todos os dias de sua vida?

Esta foi a primeira ministração que dei em uma igreja cristã quando fui convidada para ministrar crianças. Nunca vi tanta criança junta, chorando e entregando a vida para Jesus. Foi tremendo.

3 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR.
    HOJE DEI UMA AULA USANDO ESSE MATERIAL, FIZ O APELO E 8 ADOLESCENTES ACEITARAM JESUS. EU PEÇO QUE COLOQUE MAIS MATERIAL FALANDO SOBRE O PLANO DE SALVAÇÃO. DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE TE UNGIDO PARA QUE TENHA UM CORAÇÃO DE REINO.
    SUZANA - PIRACICABA

    ResponderExcluir
  2. Querida Jô, que a paz de Jesus esteja sobre ti.
    fiquei muito feliz em saber que esta a frente de um trabalho tão maravilhoso. O Senhor conhece todas as coisas e já te entregou as nações por herança. Continue fazendo este trabalho de evangelização. Eu já contei esta história inúmeras vezes em meus cultos e todas as vezes foi uma benção. Nunca pare de investir em seus sonhos, o Senhor te sustentará.

    ResponderExcluir
  3. Esse pai não deu os filhos embora quando a mulher morreu, nem abandono na hora da chuva e mesmo quando perdeu a casa num dexo de dar valor pros filhos. Ele entendeu que a amor de Deus é maior e que Ele cuida dos pequeninos. Será que alguem ainda tem duvida sobre o quanto é importante deixar uma criança vive e aprende ama-la?

    ResponderExcluir