quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PASTOREANDO CRIANÇAS DIANTE DE DEUS (PARTE 6)

DISCIPLINA NA CLASSE

Mantendo a Disciplina na Classe
O que significa Disciplina?
É um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole.
É a preparação para serem aprendizes ou discípulos.
O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”.
Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida.
Mediante a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores, e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com outros nas músicas, artes e jogos.
A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.Deus, nosso Disciplinador Amoroso.

Nosso exemplo de disciplina é o próprio Deus.
Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus escolheu amar-nos.
Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8).
Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a nossa condição.
Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo.
Uma vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).
Suprindo as Necessidades com o Amor de Deus – A Base da Disciplina.

Quando respondemos à disciplina de Deus, permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as necessidades de outros.
Podemos prover melhor disciplina para outros quando estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito.
Podemos então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossas lições e prover um ambiente ordeiro e estimulante para os outros.
Um ambiente em que suas necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de realização sejam satisfeitas.
Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor.

Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de maneira observável.
Trate cada criança com dignidade e bondade, como se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”.
Mostre a sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro. Seja sempre cordial e positivo.
Seja agradável, mas não permissivo.
Você supre a necessidade de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então obediência.
Ajude as crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas.
Ao obedecer as regras, as crianças estão mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus.
Ore também pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos.
Que atividades podem dar a eles oportunidades de participarem com sucesso? Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre, mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido tentada com entusiasmo.
Como lidar com os Problemas de Disciplina.

Nunca permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale bondosamente.
Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê).
Se recusar responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal comportamento não é a aceitável.
Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro.
A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato.
Por exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela limpar a mesa.
Em casos extremos você pode ter de tirar uma criança da classe. Ou chamar a família para ficar com ela.
Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua sala.
Princípios Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer.
Descubra os seus alunos.
As palavras em Provérbios 22.6 “No caminho em que deve andar”, significam literalmente, “Segundo o seu caminho” ou a sua “inclinação” – suas opiniões e talentos dados por Deus.
* Interceda por elas (1 Jo 5.14-15).
* Ore a favor de cada criança pelo nome.
* Peça ao Espírito Santo que opere na vida das crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a maturidade em Cristo.
* Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14).
* Faça regras simples e em pequeno número, sempre baseadas em princípios bíblicos. Dê instruções cuidadosas. Deixe que os alunos saibam que a desobediência terá conseqüências.
* Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações. Lembre-se, um professor deve sempre cumprir a sua palavra. Quando você cometer um erro, esteja disposto a admiti-lo.
* Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40) .
* Verifique se a sala de aula é atraente: decoração alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as atividades. Considere os arranjos das cadeiras em relação a prováveis problemas de disciplina. Fique atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
* Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24).

Você está crescendo como cristão?

Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo?
Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15).

· Fortalece o seu ensino com oração e estudo.
· Chegue cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem distribuídos estão prontos.
· Não permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas ocasionais.
· Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b).
· Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é.
· Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente.
· Ouça o que elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá descobrir a razão para seus atos.
· Nunca envergonhe uma criança.
· Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição. Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
· Envolva cada aluno (Tiago 1.22).
· Planeje atividades que exijam participação.
· Seja sensível às personalidades e capacidades individuais.
· Nunca exponha a criança ao ridículo.
· Peça sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e com outros que se recusam a colaborar.
· Nunca perca o autocontrole.
· Você não vai controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/ 16.32).
· Não permita que as surpresas o empolguem demais.
· Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo Espírito.
· O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula
· Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20; Provérbios 22.6).
· Leve as crianças ao Senhor.
· Depois ensine a elas a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.



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