segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SERÁ QUE PERDEMOS A VISÃO?

Ao lermos os textos do livro de Gênesis verificamos que Deus fez aliança com Abraão, renova com Isaque e depois com Jacó porque eles conheceram o Deus de Abraão e andaram no seu caminho e obedeceram a seus estatutos. Desde o início Deus não teve apenas a intenção de abençoar Abraão, mas prometeu e abençoou sua descendência, as famílias da terra, o povo, a nações.

O que mudou com relação à visão geracional nos nossos dias?

Perdemos a visão de que Deus sempre derramou suas bênçãos através de gerações. A visão de Deus é uma visão familiar, porém o homem através dos tempos restringiu sua visão a um Deus restrito ao templo.
Um exemplo disso é a Páscoa. A páscoa foi estabelecida para ser realizada dentro das casas entre os membros da família, depois deveria ser realizado anualmente como um memorial a ser repetido da mesma maneira de geração em geração ensinando aos filhos o significado de cada elemento, e contando a história da grande libertação do povo por intervenção divina.
Perdemos o foco de criarmos os filhos não como afirmação da paternidade e maternidade ou para que estes filhos realizem nossas expectativas e sonhos, mas como descendência santa para Deus.
Perdemos a ênfase de ensinar, de pregar, de exortar, de testemunhar, de adorar, pelo exemplo, pela realização ou prática de rituais, pela motivação de obedecer a Deus e através do diálogo ensinar os principio de Deus dentro da família segundo o texto de Deuteronômio:
“Para que tema ao Senhor teu Deus e guarde todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu e teu filho e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel e atenta em cumprires para que bem te suceda e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor Deus de teus pais ...Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho e ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6.2-3, 6-7).
Perdemos a ênfase de que o pai era o detentor do conhecimento: ensinava ao filho o ofício, os valores, o conhecimento de Deus. Antigamente o pai era o centro de toda a informação.
Atualmente os filhos se atualizam muito mais rápido que os pais, mas isto não significa que a autoridade do ensino dos valores foi delegada a terceiros.
A pior coisa que um pai pode fazer é conhecer os ensinos bíblicos, mas não transmiti-los a seus filhos.
Muitos pais permitem que ervas daninhas cresçam no coração do filho quando permitem que o mesmo, fique horas na frente de uma televisão, mas não ensinam valores espirituais.
Quando Deus fez uma aliança com Abraão ele o instrui dizendo “Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações” (Gn 17.9).
Segundo Deus a reunião de estudos da Biblia em familia ocuparia o primeiro lugar na manutenção do pacto, da aliança.
Abraão receberia instruções espirituais, e transmitiria os devidos conhecimentos aos seus descendentes.
Muitos chegam a opinar que a formação religiosa deva ser adiada para quando os filhos atinjam certa idade para escolher.
Seja alguém que cultiva o jardim do coração dos filhos ou não conseguirá obter boas colheitas.
Deus quer fazer de nós casais e pais, a raiz de uma geração santa.
Quando Deus deseja que venhamos a viver com qualidade de vida não é apenas para vivermos melhor. É para que nós sejamos sementes boas, para uma colheita para o Senhor.

Você talvez diga: "Já passou o tempo e hoje seus filhos já não escutam conselhos".
ENTÃO ESTA NA HORA DE PEDIR PERDÃO, DAR TESTEMUNHAR O TAMANHO DO TEU AMOR, COMEÇAR A FALAR DE JESUS SEM CRÍTICAS À IGREJA, PASTORES, LÍDERES.... É TEMPO DE ESTUDAR A PALAVRA E BUSCAR NELA A EDIFICAÇÃO.
NÃO IMPORTA A IDADE DE SEU FILHO, SE O SENHOR O ENTREGOU EM SUA FAMÍLIA É PORQUE ELE SABIA EM QUEM CONFIAR, BASTA VOCÊ BUSCAR AJUDA EM DEUS, E RECUPERE A VISÃO.

Um comentário:

  1. A despeito dos exemplos que tivemos de nossos pais, que sejamos pais de acordo com o plano de Deus. Que no Senhor, a partir de nossa decisão e posição, restaure-nos, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir