quinta-feira, 14 de julho de 2011

ENVELHECER - MELHOR FASE DA VIDA - MELHOR IDADE

Quando o outono chega, as folhas verdes e tenras da primavera mudam de cor. O seu labor, a produção de alimentos, foi completada durante o verão. Cores de tons brilhantes, amarelos, alaranjados e roxos, dão ao outono uma beleza comparável ao verde da primavera.

Igualmente no homem, a beleza e o vigor da produção juvenil gradualmente se transformam na beleza da maturidade - os cabelos brancos, a experiência, o sábio conselho. Qual destas etapas da vida é a mais bela?

Quando somos crianças, queremos ser maiores de idade. Queremos dirigir automóveis, trabalhar e nos casar. Na nossa sociedade, estas coisas são vistas como acontecimentos importantes. E na realidade são naturais e bons. Por que, então, encaramos o envelhecer (parte do processo natural da vida) como algo não desejável?

A maioria de nós gostaria de retardar o envelhecimento. Gastamos muito em cremes, maquiagens e pinturas.

Por que não queremos envelhecer? A sociedade em que vivemos aprecia a juventude e a beleza exageradamente. Temos a impressão de que o envelhecer reduz o nosso valor como pessoa. É certo isto? Claro que não!

Mas temos medo de ser inúteis. Tememos não poder fazer as coisas por nossa própria conta. Tememos a dor e as limitações que acompanham o envelhecimento. Tememos o final da vida.

Haverá algo que possamos fazer para poder receber o envelhecimento como a um amigo em vez de resistir a ele como a um inimigo?

Sim! Deus diz: "Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça" (Provérbios 16:31).

Chegamos ao século XXI e com ele muitos desafios, muitas e boas surpresas notadamente no que se refere aos avanços científicos e muita tecnologia na comunicação.

Com ele chega também a idade, o envelhecimento, mas graças a Deus já podemos enfrentá-lo sem muito sofrimento; o que não deixa de ser uma bênção e também um privilégio chegar lá.Para que seja um tempo prazeroso precisa ser cercado dos cuidados necessários.

O século XXI já nasceu caracterizado como século da beleza em face às múltiplas “fórmulas mágicas”, de eficácia duvidosa, de incentivo ao rejuvenescimento. Já existem pessoas que vivem pensando em nunca envelhecer, porque há um propagandismo em torno da juventude eterna.

Vivemos numa sociedade que ilude, cria falsas perspectivas de uma eterna juventude, não valoriza o envelhecer digno, cria preconceitos e estereotípicos. Até mesmo algumas igrejas de hoje é que se pregam que ninguém pode ficar doente, não se pode passar necessidade ou até mesmo envelhecer. Sendo que o problema é muito mais grave: a igreja de hoje não quer envelhecer com medo da morte. Pergunte a algum dos “néo-crentes” se ele pensa na morte. Que nada, manda pra cima de você um "tá amarrado" e diz que não vai ver a morte, vai ser arrebatado!

A velhice é uma fase natural da vida humana e não deve ser tratada como uma doença. Pode ser uma época de realizações, onde o uso da experiência acumulada pode ser de extrema valia. Uma pesquisa da American Psychological Association comprovou que olhar a idade de forma positiva, estabelecendo objetivos e metas, ocupando o tempo com algo que seja útil e agradável, renova o entusiasmo e o sentimento de participação e realização, o que conta muito mais que o nível de pressão arterial ou a taxa de colesterol. Sendo que a pior receita para envelhecer mal é ficar parado.

A Bíblia nos oferece a visão do tema: envelhecer é uma benção! A longevidade é uma promessa de Deus ao obediente, oferecida junto os mandamentos: “Honra a teu pai e mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Dt 5:16) e “Andareis em todo o caminho que vos ordenou o Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir” (Dt 5:33).

Envelhecer com qualidade não é opção, é regra de vida, cada um de nós precisamos lutar por todos os nossos direitos, buscar a face de Deus dia a dia, ter comunhão com o Senhor e com os irmãos.

Parte deste material foi retirado de um artigo do MINISTÉRIO GERAÇÃO CALEBE

Um comentário:

  1. Seria muito bom se isso fosse verdade, mas assim que uma pessoa envelhece ela é esquecida.Atualmente muitas igrejas novas estão sendo edificadas, mas porque seus coordenadores são ainda jovens, não lembram de cuidarem dos idosos, e até mesmo quando um pastor perde sua juventude (lembrando que passou a vida toda cuidando das ovelhas), acabam não tendo mais a oportunidade de pregar. Mudemos nossa visão, cuidemos, amemos, as pessoas que podem nos ensinar muitas coisas.

    ResponderExcluir