domingo, 24 de julho de 2011

QUEM É DEUS PRA VOCÊ?


Dei-me conta de algo assustador: Eu criei meu próprio Deus! A imagem que cada um de nós tem de Deus foi construída particularmente. Fruto de nossos relacionamentos – principalmente paterno e materno – e fruto daquilo que foi plantado em nossa infância. Por exemplo, a palavra “pai” para cada pessoa tem um significado dependendo do tipo de pai que ela teve.
Para um, pai significa proteção, amor e respeito. Para outro, pai quer dizer, abandono, dor e sofrimento. Assim, vamos preenchendo cada palavra com nossas experiências de vida, e isto inclui, a palavra “Deus”.Passado o susto inicial, estou tentando me afastar das imagens criadas por mim e me aproximar de quem é Deus de verdade – o Elohim – Deus Eterno e Criador dos céus e da terra, amém. O Deus da Bíblia sagrada.
Tarefa difícil! Por exemplo, eu sempre ouvi:“_ Menina Deus castiga!”“_ Deus está vendo tudo hein...” Durante muito tempo, para mim deus era mais juízo do que amor. Ele ficava me vigiando para me castigar. Custei a entender e aceitar na minha vida a graça Divina. Meu senso crítico e exigências sempre me deram muito trabalho, tanto comigo quanto com os outros. À medida que eu fui crescendo, questionando, penando; esse meu Deus foi ficando tão limitado que não combinava mais com Sua magnífica Criação! Comecei olhar mais para a Bíblia e para a Criação. E a ouvir menos as vozes que me perseguiam. Suspeito que os ateus tiveram pais omissos ou então muito desequilibrados. Então eles concluem: Se Deus é pai... é melhor ele nem existir. Tem gente que é o extremo oposto, como tiveram pais muitos permissivos acham que Deus é meio bobinho, sabe do tipo, só paz e amor! Fica na dele e deixa você fazer o que quiser... Sinto muito lhes informar papais e mamães, mas até nisto vocês influenciam e podem determinar a imagem que seus filhos fazem de Deus. E como serão os pais dos fanáticos religiosos?... Sei não.

Hoje o que mais encontramos dentro das igrejas são adultos que não conseguem chamar Deus de pai e vivem de encontros e desencontros divinos, se achegam a Deus mas na hora de sentirem-se tocados por Ele voltam-se para as lembranças doloridas do passado e perdem a oportunidade de receberem as dádivas da Paternidade Divina.
Se você é pai ou mãe, olhe para si mesmo e perceba em você que tipo de exemplo tem sido para seu filho.
Mas se você é aquele que não teve um bom exemplo de pai e não consegue ver Deus como pai, lembre-se que homens falham, mas Deus não falha jamais e em todos os momentos que buscou um colo, uma palavra amiga, um incentivo familiar Deus estava do seu lado simplesmente aguardando sua busca. Ele quer te tocar e te chamar de filho, basta entregar-se sem reservas pra Ele, e sentirá o doce toque do Espírito Santo em sua vida.

Adaptação do texto de Alexandra Guerra


Um comentário: