quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O PAPEL DOS AVÓS DIANTE DA NOVA GERAÇÃO

O que podemos esperar de avós nos dias de hoje?
Encontramos na bíblia uma única referência nominal de vó, cujo nome era Lóide, embora saibamos que muitas das mulheres citadas na bíblia foram também avós. Lóide tem seu nome ligado ao seu jovem neto, Timóteo. Pela alusão que o apóstolo Paulo faz a essa mulher, podemos tirar algumas conclusões de sua vida.

Segundo a história, Lóide e sua filha Eunice se converteram a Cristo, em Listra, durante a primeira viagem missionária de Paulo. Serva fiel a Deus, Lóide viveu refletindo uma fé genuína, o que contribuiu para fortalecer a vida e o futuro ministério de seu neto, Timóteo, Fiel à doutrina verdadeira, Lóide pode ensinar ao neto, com fidelidade, a palavra de Deus (II Tm 3:15), graças à instrumentalidade do Espírito Santo.

No dia de hoje o que podemos esperar dos avôs?

Servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos netos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular. Evidentemente, as avós gozam de uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos ensinos que talvez aos pais não seja possível.

Uma geração ensinar à outra geração as grandezas e a lei do Senhor é uma grande bênção (Sl. 45:17) que as avós cristãs, de hoje, têm mais tempo de estar com os netos que os próprios pais. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual. Afinal, que tipo de instrução deve as avós transmitir aos netos?

Primeiramente, a maior de todas as lições, ou seja, evangelizá-los, levando-os ter sua própria experiência de salvação. Essa é uma ordenança do próprio Deus (Dt. 6:7-8).
Ensine-os a amar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de tudo (Jr. 32:17).
Mostre-lhes a importância da Bíblia, leia com eles e ensine-lhes versículos bíblicos. Mas, lembre: o maior de todos os ensinamentos é o exemplo. Netos que vêem a avó constantemente lendo a Bíblia de Deus terão uma lição que jamais esquecerão (Sl. 119:9-10).
Conte-lhes narrativas bíblicas. As crianças são naturalmente atraídas pelas histórias que ouvem, principalmente quando estão sendo ninadas (Sl. 78:3-4).
Ore com eles e por eles. Ensine os netos a orar em todas as situações: antes das refeições, ao levantar, ao deitar, em momentos de doença e aflições e também não deixe de ensinar-lhes a agradecer as bênçãos recebidas (Fp. 1:9-11 Cl. 1:9-11).
Cante com eles. Ao chegarem à idade adulta lembrar-se-ão sempre dos louvores que a avó costumava cantar e como os tinha afagados no colo (Sl.89:1).
Demonstre a alegria de dar o dízimo de contribuir e ensine-lhes a depositar sua própria oferta no momento do ofertório do culto (Pv. 3:9).
Não se esqueça de presentear os netos com a Bíblia, com livros evangélicos, com fitas e vídeos bíblicos e instrutivos (Pv. 3:27)
Por fim, o exemplo. As avós devem ter muito cuidado com o que falam e fazem. O exemplo fala mais alto que qualquer lição que possa ser transmitida, e os netos, acompanham tudo e absorvem muito mais do que se pensa (Sl. 45:17). As avós que vivem uma vida de piedade, isto é, expressam sua devoção a Deus nas ações pessoais, na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na comunidade têm o verdadeiro senso de seu dever para com Deus, nosso Senhor. Assim, agirão elas com sabedoria. o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e com certeza, serão sempre lembradas.

O principal ministério de nossas vidas começa em casa, muitas vezes não temos tempo de falarmos de Jesus para nossos filhos devido a correria do dia a dia e deixamos para a professora da escola dominical, ou para os pastores, mas nossos netos vem em tempos de mais calmaria, aproveitem a oportunidade e demonstrem o grande amor a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário