quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PASTOREANDO CRIANÇAS DIANTE DE DEUS (PARTE 9)

ENSINANDO AS CRIANÇAS A ADORAR

Adorar não é só ficar sentado num banco como um espectador, ouvindo um pastor ou líder falar sobre Deus. È pensar sobre Deus.

Adorar é reservar tempo para apreciar quem é Deus é, o que Ele fez e o que está fazendo. É responder a Ele com reverência, louvor e alegria.
O primeiro passo para adorar é a aceitação agradecida do presente de Deus para nós.
A maneira de mostrar a Deus que nós O compreendemos e apreciamos, é aceitar com gratidão o pagamento que Ele fez pelos nossos pecados quando enviou seu Filho para morrer na cruz.

Se aceitarmos Jesus como Salvador, o próprio Senhor virá viver em nós, e compreendermos como Deus é verdadeiramente grande e bom. Depois disso é que começa a verdadeira adoração.
Adore a Deus em campanha de outros.
Deus quer que nós O adoremos com outros cristãos.

No Salmo 43.3, Davi nos chama para adorar, dizendo: “Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltaremos o nome”.

Ir à igreja ou a uma classe e estudos não significa que você está adorando. Você adora quando pensa em Deus ao cantar, orar e aprender a Sua Palavra.

Concentre-se em Deus e reúna-se a outros para honrá-lO.
Adore a Deus quando estiver sozinho.

Você pode adorar a Deus a qualquer hora, em qualquer lugar. Aprenda a viver cada dia pensando sobre Deus e agradecendo a Ele por ser Quem é e pelo que fez.

Quando o sol, ou a chuva, baterem em sua janela pela manhã, agradeça a Deus por dar-lhe um novo dia.

Cante uma melodia de louvor enquanto se veste.

Ajoelhe-se junto à sua cama e adore a Deus, entregando-se a Ele para servi-lO durante o dia. Lembre-se também de que está cercado pelas Suas maravilhas. Aprecie a água quando lava o rosto.

Note as cores, os tecidos e os perfumes. Pense sobre a fruta, o leite, o pão que vai comer no café da manhã.

A criação de Deus não é realmente prodigiosa?

Enquanto vai para a escola, olhe o lindo céu, as árvores, as flores e os animais. Sinta o seu coração batendo, examine os seus dedos em ação. Reflita! O Deus maravilhoso que fez você e todas as coisas passa o dia seu lado.

Diga a Ele como está grato pelo Seu amor e pela promessa do Seu cuidado contínuo. Alegre-se com a Sua presença desde o momento que acorda até a hora em que faz a sua oração de boa-noite.

Use a Palavra de Deus para ajudar você a adorar.
Permita que a Palavra de Deus o ajude a se concentrar n'Ele e nas Sua obras.

Os Salmos e muitas outras passagens das Escrituras são palavras de louvor ditas a Deus (1 Crônicas 16.34/ Salmos 95.100), e você pode usar algumas passagens, como o Salmo 23, como oração a Deus para adorá-lO “Obrigado, Deus, por ser meu pastor, por prometer que nada vai me faltar...”


Adore a Deus em oração.
Outra parte da adoração é falar com Deus e dizer o quanto Ele é maravilhoso. Termine uma dessas sentenças numa oração de louvor a Deus: “Deus eu te amo porque...” “Deus, eu te louvo porque...” “Tu és maravilhoso Deus, porque...”


Cantar é um meio de Adoração.
Use hinos como “A Jesus quero Amar”; “Louvo ao Senhor, porque é meu criador”; “Graças dou, bendito Senhor”, para ajudar você a dizer a Deus que O amam e lhe dá honra.


Faça da oferta um Ato de adoração.
Podemos adorar ofertando. Podemos dar a Deus todo o nosso ser – nosso tempo, dinheiro, talentos, corpos, mentes, corações.


Você e eu damos tempo a Deus quando praticamos boas ações.


Dando dinheiro a Ele, colocando-o na oferta da igreja, para ajudar as pessoas necessitadas, e para sustentar os missionários. Como você pode dar a Deus os seus talentos? Seu corpo? Sua mente? Seu coração? Malaquias 3.10 mostra as maneiras especiais de Deus recompensar a nossa contribuição.

Adorar é bom! Os que fazem da adoração uma parte de sua vida diária, descobrem o segredo de uma alegria verdadeira e duradoura (Salmos 91. 1-2/ Isaias 26.3)

5 comentários:

  1. Não é nada fácil ensinar um adolescente a adorar.Hoje em dia eles dissem que vão na reunião de jovens na igreja, mas não vem transformados, será que eu não estou entendendo o que eles aprendem? Onde foi que eu errei? como posso ajudar meu filho a ser um adorador?

    ResponderExcluir
  2. Adorar a Deus é muito mais que demonstrar falando ou orando alto, adorar a Deus é questão de atitude, comece a observar se quando ele vai nas reuniões de jovens ele volta mais feliz, mais leve, mais firme na fé.

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes os pais querem que os filhos tenham vida de adoração, mas não demonstram isso em suas vidas para os filhos. É bom que os filhos, crianças e adolescentes, vão aos cultos, à reuniões na igreja, mas se os pais agirem como se isso fosse uma obrigação religiosa, é assim que os filhos as tratarão (coisas do tipo: hoje é domingo e TEMOS que ir à igreja são tremendamente nocivas). Pais que adoram, oram, se alegram em estar na igreja, leem a Bíblia com os filhos são exemplos, tanto quanto os que não o fazem. A diferença é o resultado.

    ResponderExcluir
  4. adoração se começa no berço, com as cantigas de ninar que não devem ser do mundo, mas músicas de Deus, e histórias da bíblia

    ResponderExcluir
  5. adoração é subir ao monte e renuncia a tudo que o mundo oferece,é difícil mas eu creio que eu ainda vou ver os jovens dessa geração se prostrar ao Senhor, e se entregando realmente sem pedir coisas mas para curar sua igreja que está doente a começar por mim pois choro por ela DEUS É MAIOR

    ResponderExcluir