sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ANSIEDADE

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças.
O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral.
Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação.
Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas.
Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico.
Os animais também experimentam ansiedade. Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.
A ansiedade é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe, para a criança que se sente desprotegida e desamparada longe de seus pais, para o adolescente no primeiro encontro com sua pretendente, para o adulto quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença. A tensão oriunda do estado de ansiedade pode gerar comportamento agressivo sem com isso se tratar de uma ansiedade patológica.
A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida.

A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.

Autor: Joel Leite - Psicologo


TENHO OBSERVADO QUE ALGUMAS PESSOAS CHEGAM AO PONTO DE NÃO CONSEGUIREM MAIS CONTROLAR A SUA ANSIEDADE, SOFRENDO MUITAS VEZES POR ANTECIPAÇÃO, QUERENDO RESOLVER TUDO NA FORÇA DO BRAÇO, MAS O SENHOR QUE CONHECE TODAS AS COISAS, CONHECE O SEU CORAÇÃO E TEM O MELHOR PRA VOCÊ.A PALAVRA DE DEUS DIZ PARA NÃO ANDARMOS ANSIOSOS POR COISA ALGUMA.ENTREGUE NAS MÃO DE DEUS TODA A SUA ANSIEDADE E DEIXE ELE SER O SENHOR DE SUA VIDA.

3 comentários:

  1. Às vezes vamos confiantes para algumas dessas situações e, por este ou aquele motivo, saímos mal... É complicado enfrentar novamente as mesmas pessoas ou situações depois de algo assim e, invariavelmente, o nivel de ansiedade aumenta ante o prospecto de reviver tais situações.

    ResponderExcluir
  2. Nosso Deus é tão maravilhoso que criou esre mecanismo de defesa para nos mostrar quando está na hora de dobrar os joelhos e orar.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou ansioso desde pequeno e sofro muito com isso, atualmente tomo calmante para controlar, dizem que é genético, mas mesmo eu sendo cristão não consigo depender de Deus.

    ResponderExcluir