quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A VIOLÊNCIA DOS VIDEO GAMES PODEM INFLUENCIAR A MENTE DAS CRIANÇAS?

Tema polêmico, sujeito à pesquisa e estudo, não apenas pelo governo americano, mas também pelo mundo afora.

Que é verdade que os videogames a cada dia que passa, tornam-se mais violentos, isso é. Mas será que toda esta carnificina virtual atinge a mente dos jogadores? O que você acha?

No mundo inteiro, principalmente nos EUA, a censura pega tão pesado com games quanto com filmes.

Foi-se o tempo em que pular na cabeça de tartarugas era sinônimo de game mais vendido. Embora ainda existam games família hoje em dia e os clássicos não tenham perdido seu louvor, os mais populares e recordistas de vendas são os sanguinários, aonde o jogador incorpora um bandido impiedoso que rouba carro e mata inocentes nas ruas ou um ninja decepando seus rivais, com um belo banho de sangue na tela da sua TV.

O que torna um jogo desses atrativo para os games creio que seja a novidade e até emoção de agir como um personagem fictício, em eras desconhecidas, sombrias, antigas ou até mesmo em cenários atuais, porém com comportamentos que obviamente são errados na vida real.

Mas algumas pessoas são mais sugestionáveis que outras a praticarem atos de violência. Talvez a pergunta devesse ser “o que faz a violência dos games influenciar na mente dos jovens?”

A faixa etária dos consumidores destes games é de 12 a 25 anos. Nem sempre o acesso a esse tipo de entretenimento ocorre na casa do garoto e, se ocorre, os pais não têm conhecimento do que está acontecendo até que o filho demonstre uma reação estranha na escola com os amigos.

Com a pirataria solta dos jogos, a censura já não é mais uma solução para impedir que certos materiais adultos caiam em mãos infantis.

Algumas crianças e adolescentes possuem traumas de infância, problemas familiares, gênio forte ou educação mal formada. Nestes casos, é mais do que claro que um personagem que possui opções de matar e esquartejar pedestres com gráficos tão perfeitos e detalhados pode influenciar na mente ainda não completamente instruída de uma criança ou adolescente.

Todo pai (mãe) tem obrigação de sentar-se com seu filho e olhar o que ele esta fazendo, observar suas atitudes e comportamentos. Fazer o possível para estimulá-lo a ser o mocinho e não o bandido, estimulá-lo a amar e não matar.

Não basta comprar o vídeo game ou o brinquedo mais caro, se faltar a presença dos pais, nada pode substituir o amor de uma família.

Frisando que não são apenas games que podem atiçar as mentes de pessoas assim. Filmes, livros, vídeo-clipes e até música são grandes culpados por plantar imagens e idéias na cabeça do pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário