quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PESQUISA REVELA QUE CRIANÇAS REJEITADAS PELOS PAIS SOFREM MAIS



Mesmas áreas do cérebro que são ativadas quando sentimos dor física também mostram mais atividade quando as crianças se sentem rejeitadas.

É comum a gente ouvir as pessoas falare ao deparar com um comportamento inadequado da criança “a culpa é da mãe que não sabe educar!”.

Ainda hoje, depositamos toda a responsabilidade e confiança da personalidade pelo amor da figura materna, mas uma pesquisa recente feita pela Universidade de Connecticut (EUA) estudou o poder de rejeição – e ele é muito poderoso – e como isto é recebido pela criança.

Segundo o estudo, ser amado ou rejeitado pelos pais afeta a personalidade e o desenvolvimento das crianças até a fase adulta.

As crianças rejeitadas sentem como se tivessem sido socadas no estômago a todo momento.

Isto de acordo com pesquisas nos campos da psicologia e neurociência, que revelam que as mesmas partes do cérebro ativadas quando as pessoas se sentem rejeitadas são ativadas quando sentimos dor física.

Os pesquisadores afirmam que as crianças rejeitadas sentem mais ansiedade e insegurança, e são mais propensas a serem hostis e agressivas.

E, pior, sentem mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outras pessoas, pois têm medo de passar pela mesma situação novamente e isso pode acompanhar boa parte da vida ou a vida toda.

E agora, a parte mais inovadora do estudo, que vai deixar as pessoas admiradas é que o novo estudo sugere que a figura paterna na infância pode ser mais importante para a criança do que a materna! Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do pai.

Para os pesquisadores, uma explicação pertinente é que o papel masculino ainda é supervalorizado e pode vir acompanhado de mais prestígio e poder, sem contar que a figura paterna representa segurança e quando perdida deixa uma lacuna na vida da criança.

“Pais se ainda dá tempo, procure se relacionar melhor com seus filhos, independente da criação que recebeu. Se hoje você é um adulto inseguro ou agressivo, busque ajuda de um profissional, mas acima de tudo corra para os Braços do Pai, pois Ele não te rejeita jamais.”

 (Adaptação -  paisefilhos.com.br)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário