quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ATÉ QUE PONTO AMOR E SEXO NAS NOVELAS INTERFEREM NA VIDA DA CRIANÇA?

Até que ponto Amor e Sexo nas novelas interferem na vida da criança?

Conclui recentemente pesquisa sobre os relacionamentos amorosos apresentados por telenovelas, no horário das 21h. Analisei a sinopse de 13 obras e quantifiquei os tipos de relacionamentos que os personagens vivenciam ao longo dos capítulos.

Percebe-se que há um sentimento de que tudo é permitido e que não há obstáculo ou resistência para se satisfazer no campo do amor e do sexo. Experimentar a traição, o adultério, mantendo uma relação estável e prazerosa com o cônjuge.

Em outro capítulo, relação sexual com parente próximo. No próximo, a prostituição por prazer ou caso homossexual e heterossexual ao mesmo tempo. E, por fim, se apaixonar pelo namorado (a) da(o) mãe(pai).

Tudo é aceito, possível e sem restrições. No mundo em que tudo gira em torno do consumo, observa-se que relacionamentos amorosos têm cada vez mais essa característica. Muitos dirão que a ficção apenas reforça o que o real nos mostra. Será?

Bem, faço questão de destacar que o levantamento não teve intenção de ser moralista, conservador ou defender qualquer tipo de censura. Mas fico pensando de que forma esses relacionamentos são vistos e assimilados pelas crianças e jovens.

Afinal, a TV aberta ainda é o principal entretenimento de muitas famílias; boa parte do público infanto-juvenil não dorme às 21h, compondo assim a audiência das novelas; e ídolos/artistas têm um poder de convencimento de lançar modas e tendências.

Não quero dizer que crianças e jovens são robôs que, ao assistirem à programação, saem copiando e reproduzindo as cenas e as tramas. Não é isso. Mas não há dúvida de que as narrativas ajudam a constituir seus conhecimentos e valores do e sobre o mundo. A pergunta é: até que ponto?


Essa pesquisa foi realizada por Marcus Tavares, um professor, jornalista e especialista em educação e mídia, não deixa claro sua denominação religiosa, então me leva a pensar que não seja alguém que vá aos cultos semanalmente. Ele baseou-se na lógica dos fatos.

Os pais precisam estar atentos a tudo que seus filhos estão assistindo, de nada adianta, ficarem discutindo assuntos como mensagem subliminar, violência nos desenhos, falta de ensino nas escolas se os próprios pais levam seus filhos a uma contaminação visual.

O exemplo deve ser vivido dentro de casa. Antes de dizer que não esta escrito na bíblia que é proibido assistir novelas, pergunte pra você mesmo: O que isso vai me edificar? Jesus se sentaria do meu lado para ver essa novela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário